Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Estudantes de Parnamirim transformam 10 toneladas de material​ reciclável em desconto na conta de luz do Hospital Infantil Varela Santiago
Festival promovido pela Cosern e WWF na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte tem a missão de difundir conceitos de uso seguro e eficiente de energia elétrica, além de proteção ao meio ambiente
 

Os estudantes da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim, deram uma grande lição de cidadania na manhã desta 4ª feira (23), durante o encerramento do Festival “Tô Ligado na Energia”, uma gincana promovida pela Cosern, WWF – Brasil e Secretaria de Educação e Cultura do RN nas últimas quatro semanas na escola para difundir os conceitos do uso seguro e eficiente de energia elétrica.

Divididos em três equipes, os estudantes tinham várias tarefas e uma delas era recolher resíduos sólidos recicláveis no entorno da escola para serem trocados por descontos na conta de luz, por meio do Projeto Vale Luz Cosern, escolhendo uma instituição para ser beneficiada com o desconto na conta de energia.

Os 120 alunos recolheram 10,4 toneladas de resíduos sólidos, conseguiram R$ 1.756,21 de descontos e decidiram destiná-lo para a conta de energia do Hospital Infantil Varela Santiago. Os números foram revelados entre as apresentações de teatro e música que encerraram o Festival na Escola, acompanhados por representantes da Cosern, da Neoenergia, e do gerente de energia da WWF-Brasil, André Nahur.

Para Ana Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, a atitude dos alunos do Dom Nivaldo Monte é uma prova indiscutível de como o Festival gera bons frutos, também no campo da solidariedade. “O resultado que a gente vê no final é que eles realmente aprendem sobre economia de energia elétrica e compartilham esse saber em casa”, pontua Ana Mascarenhas. À tarde, no Edifício-Sede da Cosern, a 3ª edição do Festival “Tô Ligado na Energia” foi lançado entre os alunos da Escola Estadual José Moacir de Oliveira, de São Gonçalo do Amarante.

Desenvolvido no âmbito do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Festival “Tô Ligado na Energia” tem como parceiros a organização ambiental WWF-Brasil e da Secretaria da Educação e da Cultura (Seec) do RN.

A WWF Brasil, que desde 2016 atua em parceria com as concessionárias do Grupo Neoenergia capacitando professores na área de energia e meio ambiente, é a responsável pela organização do festival em Natal e pela comunicação de mídias sociais de todo o projeto (que envolve também oito escolas em Salvador e oito em Recife).

Ao longo das próximas quatro semanas, alunos da EE José Moacir de Oliveira, de São Gonçalo do Amarante, participarão de diversas oficinas e atividades, sempre utilizando o tema do uso eficiente e seguro da energia. O festival “Tô Ligado na Energia” acontece em formato de gincana, com formação de três equipes. As atividades são dinâmicas e valem pontos para o encerramento do projeto, chamado de “Dia Show”, quando será conhecida a equipe vencedora.

Todas as etapas do projeto poderão ser acompanhadas em tempo real no site www.festivaltoligadonaenergia.com.br, em notícias assinadas pela WWF ou pelos próprios alunos.

 ​