Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Quem Somos

A Companhia de Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern atende a mais de 3,4 milhões de habitantes em uma área de concessão de 53 mil quilômetros. A empresa conta com mais de 1,3 milhão de clientes, sendo 86% destes clientes residenciais.
 
A Cosern figura entre as melhores distribuidoras do país, segundo pesquisa da Abradee, e é reconhecida no Rio Grande do Norte como a empresa que mais investe na cultura potiguar.
 
Em 2015, foi apontada como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela pesquisa Great Place to Work e pelo Guia Você S.A.. Hoje, tem 2,6 mil colaboradores, entre funcionários e terceirizados.
 
A potência instalada de 1.406 MVA passa por 62 subestações, 53,9 mil quilômetros de linhas de distribuição e transmissão. Para atendimento aos clientes, a empresa dispões de 169 locais. Fundada em 1961, foi criada para eletrificar o Rio Grande do Norte a partir da energia produzida pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Nessa época, a energia elétrica chegava a apenas 14% da população o do estado. Quatro anos depois, 39% já tinham eletricidade.
 
A energia elétrica chega hoje a todos os municípios, mas o envolvimento da Cosern com a universalização, através do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, se mantém. Desde 2004, a empresa realizou 57,6 mil novas ligações.
 
A empresa foi vendida em leilão de privatização em 1997 e adquirida pelo consórcio formado pela Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), Neoenergia e Uptick Participações S/A pelo valor de R$ 676,4 milhões. Atualmente são acionistas a Neoenergia, a Uptick e a Previ - Caixa Previdênciária dos Funcionários do Banco do Brasil.
 
O Grupo Neoenergia é controlador da empresa. É o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e em número de clientes, com 10,4 milhões de unidades consumidoras na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.