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Perguntas Frequentes

• O que é necessário para a troca de titularidade?
• Qual o prazo para ligação nova e religação?
• Quais são os tributos embutidos na tarifa de energia?
• Após quantos dias de atraso é suspenso o fornecimento de energia?
• Como fazer o teste no equipamento de medição?
• Como solicitar 2ª via pelo site?
• Informações sobre o Seguro Proteção Familiar (AON)
• Onde obtenho informações sobre o descadastramento definitivo de serviços de terceiros?
• Qual a distância máxima entre o poste (Ramal de Ligação) e a rede?

• O que é necessário para a troca de titularidade?

A solicitação de troca de titularidade para Pessoa Física pode ser feita através da Internet. Troca de Titularidade.
Documentação necessária:
• Cadastro de Pessoa Física - CPF;
• Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito e Passaporte);
• Documento de compra e venda do imóvel com firmas reconhecidas ou Escritura Pública do imóvel.
Para as solicitações feitas pessoalmente nas Agências Coelba ou nos credenciados Coelba Serviços devem ser apresentados os seguintes documentos:
a) Pessoa Física:
• Cadastro de Pessoa Física - CPF;
• Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito e Passaporte);
• Documento de compra e venda do imóvel com firmas reconhecidas ou Escritura Pública do imóvel;
• A presença do novo titular é obrigatória.
b) Pessoa Jurídica:
• Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
• Cópia do CNPJ da empresa;
• Nº do RG do representante legal, ou outro documento oficial com foto;
• Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;

• Nº do CPF do representante legal.

Qual o prazo para ligação nova e religação?
Ligação nova: 02 (dois) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área urbana; 05 (cinco) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área rural; 07 (sete) dias úteis para unidade consumidora do grupo A.
Religação Normal: 24 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 48 horas para unidade consumidora localizada em área rural.
Religação de Urgência: 04 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 08 horas para unidade consumidora localizada em área rural. Clique aqui para listas os municípios que atendem religação de urgência

Quais são os tributos embutidos na tarifa de energia?

Impostos e Encargos:
• ICMS - IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
• COFINS : Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, foi criada pela Lei complementar 70/1991 e modificada pela Lei 9.718/98.
• PIS : Programa de Integração Social, foi criado pela Lei complementar 07/1970.
• RGR :Reserva Global de Reversão: Indenizar ativos vinculados à concessão e fomentar a expansão do setor elétrico.
• CCC : Conta de Consumo de Combustíveis: Subsidiar a geração térmica principalmente na região norte (Sistemas Isolados).
• CDE :Conta de Desenvolvimento Energético: Propiciar o desenvolvimento energético a partir das fontes alternativas; promover a universalização do serviço de energia, e subsidiar as tarifas da subclasse residencial Baixa Renda.
Após quantos dias de atraso é suspenso o fornecimento de energia?

Para Unidades Consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda, a suspensão no fornecimento deve ocorrer com intervalo mínimo de 30 (trinta) dias entre a data de vencimento da fatura e a data da suspensão de fornecimento. Demais casos a suspensão no fornecimento pode ocorrer a partir do 16º (décimo sexto) dia.

Como fazer o teste no equipamento de medição?
Procedimento para testes:
Efetue a verificação no equipamento instalado, conforme instrução a seguir. É um teste simples e seguro, porém, qualquer tipo de contato com energia elétrica, por menor que seja sempre incorre em risco de choque elétrico. Faça sempre de forma segura. Use calçados com solado de borracha e as mãos nunca devem estar molhadas. Se possível use luvas isolantes.
• Dirija-se ao padrão de entrada da unidade consumidora (onde fica instalado o medidor) e desligue o disjuntor externo que lá se encontra. Verifique por 15 minutos se o disco do medidor irá girar. Caso o disco que se encontra instalado dentro do medidor continue girando mesmo com o disjuntor desligado, você deverá coletar a leitura registrada no medidor e ligar para o 0800 071 0800 para informar o ocorrido. Nossos atendentes tomarão as devidas providências.

• Ligue novamente o disjuntor externo e apague todas as lâmpadas e desligue os equipamentos elétricos, retirando-os da tomada. Verifique por mais 15 minutos se o disco do medidor gira, mesmo que lentamente. Se o disco continuar girando, significa que há problemas na instalação elétrica interna do imóvel, o que exime a distribuidora de qualquer responsabilidade. Para identificar as possíveis causas, solicite os serviços de um eletricista particular.

Como solicitar 2ª via pelo site?
Clique aqui para abrir o formulário de solicitação de 2ª Via de Conta.
Informações sobre o Seguro Proteção Familiar (AON)
Toda informação sobre o seguro de proteção familiar está disponibilizada aqui
Onde obtenho informações sobre o descadastramento definitivo de serviços de terceiros?
As solicitações de descadastramento definitivo dos Serviços de Terceiros cobrados na fatura devem ser feitas conforme abaixo:
• APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Tel.: 0800 722 2723;
• LBV - Legião da Boa Vontade - Tel.: 0800.055.5099;
• JTAR - Assinatura de Jornal A Tarde - solicite através do Fale Conosco;
• PCRI - Pastoral da Criança - solicite através do Fale Conosco;

• SEGC / AON - Seguro em Conta / Proteção Familiar / Proteção Básica - Tel.: 0800 707 1104 - segunda a sexta das 8h:00 às 20h:00.

Qual a distância máxima entre o poste (Ramal de Ligação) e a rede?
O ramal de ligação deve ter o vão livre entre o poste da rede secundária e o ponto de fixação na propriedade do consumidor de, no máximo, 30 m.