Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Segurança em Casa


Aterramento de Circuitos Elétricos
 
Evite acidentes mantendo o circuito de aterramento no seu imóvel. O aterramento só deve ser instalado por profissional qualificado. Assim você e sua família ficam mais seguros e protege seus eletrodomésticos.


Cuidados com o Chuveiro Elétrico

Chuveiro elétrico deve ser instalado com fio terra. Quando ele estiver em funcionamento não toque nele. Se precisar fazer um conserto, como trocar a resistência, desligue o circuito elétrico. Com esses cuidados, você evita acidentes.


Dimensionamento e Reposição de Fusíveis/Disjuntores

Fusível/Disjuntor não deve ser substituído por fio, moeda ou qualquer outro objeto. Agindo assim você está retirando toda proteção da instalação, podendo provocar incêndio e danos aos eletrodomésticos.
 

Sinal de Vazamento de Corrente

Percebendo qualquer vazamento de corrente (pequeno choque provocando sensação desagradável) ou defeito nas instalações elétricas do seu imóvel, desligue o Disjuntor/Chave Geral. Chame um profissional qualificado. Não coloque a sua vida e a dos seus familiares em risco.
 

Cercas Elétricas

Cercas irregularmente eletrificadas colocam em risco a vida das pessoas, tanto de quem passa na rua, quanto dos próprios moradores. Essas instalações devem ser projetadas e realizadas por profissionais qualificados e seguindo normas próprias.
 

Uso de benjamim ("T")

Manter vários aparelhos elétricos ligados no benjamin (“T”) ao mesmo tempo pode sobrecarregar a instalação elétrica, causando curto circuito e até incêndio. Por isso o benjamim só deve ser usado quando você tiver certeza que não sobrecarregará a instalação elétrica. Ah, e deixe as crianças sempre longe deles e das tomadas.
 
 
Ligar e desligar equipamentos da Tomada

Na hora de ligar e desligar qualquer equipamento elétrico da tomada segure no plugue. Jamais puxe pelo fio, porque ele pode se partir e provocar choque e até curto circuito. Certifique-se sempre que a capacidade da tomada é compatível com a potência dos equipamentos que serão ligados.
 

Troca de Lâmpadas
 
Durante a troca de lâmpadas, jamais toque na parte metálica.
 
 
Piso Molhado

Cuidado com o manuseio de alguns aparelhos elétricos, especialmente em ambientes úmidos ou molhados. Ao utilizar equipamentos elétricos esteja,
preferencialmente, calçado e com as mãos enxutas.
 
  
Salvando Vidas

Em caso de acidente por choque elétrico, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor ou a chave geral. Se isso não for possível, deve-se tentar afastar o acidentado do condutor de energia usando objetos isolantes (como canos de plásticos, pedaços de madeira seca ou sapato com solado de borracha). Não usar as mãos desprotegidas para não tomar um choque também. Providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).


Se for um problema na rua, chame a COSERN pelo telefone 116 e o Corpo de Bombeiros pelo 193 para socorrer a vítima.